segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Domingo "conquista" novo recorde, com 391 fogos

O número de incêndios registado domingo no país voltou a bater o recorde do ano, ao atingir 391 fogos e fogachos, de acordo com dados reunidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

A pouco mais de um mês do Inverno e na véspera da queda de chuva, pelo menos, nas regiões Norte e Centro, a contabilidade do total de incêndios atinge, em média diária, números estatisticamente superiores aos registados em Agosto, em pleno Verão e um dos meses de maior risco para a floresta.

Nos 18 dias decorridos deste mês de Novembro foram registados 4.980 incêndios, enquanto em todo o passado Agosto o valor total reunido pela ANPC se ficou pelos 7.432 fogos e fogachos (assim designados por a área ardida ser inferior a um hectare).

Calculando a média diária, em Agosto foram contabilizados 239 incêndios por dia, enquanto nos primeiros 18 dias de Novembro a média sobe para 276 registos diários.

Nem a ANPC nem o Ministério da Agricultura, através da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, contactadas pela Agência Lusa, têm disponíveis os números de incêndios registados em cada dia do ano.

Já quando comparado com as ocorrências da totalidade de Novembro de 2006, no mesmo mês neste ano, de que se cumpriu pouco mais de metade, as cifras de incêndios são 74 vezes superiores.

No ano passado registaram-se 67 incêndios (62 fogachos e cinco incêndios) em todo o mês de Novembro, valor que este ano vai quase nos cinco milhares.

Os quase 400 incêndios registados domingo mobilizaram aproximadamente 3.000 bombeiros, auxiliados por quase 800 viaturas.

LUSA