terça-feira, 6 de novembro de 2007

Acidente na A23

Colisão entre autocarro e ligeiro junto a Vila Velha de Ródão mata 15 pessoas e fere 24

Durante a madrugada de hoje morreram os dois feridos graves, um homem e uma mulher, que tinham sido transferidos para o hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, e que estiveram envolvidos no acidente com um autocarro e um ligeiro ontem à noite na A23 junto a Vila Velha de Ródão. Sobe assim para 15 o número de vítimas mortais. O despiste provocou ainda 25 feridos. Os dois veículos chocaram e caíram numa ravina. O autocarro transportava 38 idosos da universidade sénior de Castelo Branco.

Os idosos regressavam de uma visita a Fátima e à Nazaré. Alguns passageiros e o motorista dizem ter sentido um toque na traseira do veículo que se despistou de seguida. O autocarro e um ligeiro galgaram os railes de protecção e caíram numa ravina. Capotaram várias vezes antes de se imobilizarem.

O condutor do autocarro escapou ileso e foi quem chamou o 112. No local, foi montada uma grande operação de socorro articulada entre os três distritos vizinhos.

O INEM montou um hospital de campanha para estabilizar os feridos no local. Apenas quatro pessoas escaparam ilesas. A inclinação da ravina dificultou as operações de resgate. Foram precisas quase três horas para retirar todos os feridos. Pelo menos nove passageiros tiveram de ser desencarcerados.

O acidente aconteceu ao quilómetro 77 da auto-estrada que liga a Guarda a Torres Novas, junto ao nó de Fratel , pouco antes das 20h00. Estiveram no local quase 200 bombeiros, mais de 60 viaturas e três helicópteros. O Governo também se fez representar.


A auto-estrada esteve cortada durante mais de cinco horas. Na A23 não há registo de acidentes desta dimensão e os responsáveis garantem que é uma estrada segura.

SIC