Helicópteros de combate aos fogos aterram em Portugal a 5 de Junho
Os primeiros três dos 10 helicópteros que o Ministério da Administração Interna adquiriu no ano passado para combate aos incêndios florestais chegam a Portugal a 05 de Junho, disse à agência Lusa fonte da empresa fornecedora.
Trata-se de dois helicópteros pesados Kamov-32, de fabrico russo, e um aparelho ligeiro Ecureuil AS350, disse a mesma fonte da Heliportugal, empresa que ganhou o concurso para o fornecimento das aeronaves ao Estado português.
Os restantes sete aparelhos - quatro Kamov 32 e três Ecureuil AS350 - deverão chegar nos meses de Julho e Agosto.Depois de chegarem a Portugal - e até entrarem em acção no combate aos fogos - os dez aparelhos ainda vão precisar de remontagem, no caso dos aparelhos russos, testes e certificação.
Este processo demora uma semana no caso dos Ecureuil e de 15 a 20 dias no caso dos Kamov, explicou à Lusa a fonte da Heliportugal.A Heliportugal ganhou o concurso para fornecimento dos 10 helicópteros ao Estado português em Abril de 2006 - seis pesados (Kamov 32) e quatro ligeiros (Ecureuil AS350) - pelo valor de 105 milhões de euros.
Os helicópteros Ecureuil AS350 virão a voar desde França, o que servirá para os primeiros testes de voo, para experimentar toda a aviónica e o motor da aeronave.O primeiro helicóptero ligeiro chega a 5 de Junho e os três restantes a 5 de Julho.
Em relação aos Kamov 32, está prevista a chegada de dois a 5 de Junho, dois a 5 Julho e os últimos dois a 5 de Agosto.Estes aparelhos pesados vêm de Moscovo, transportados em aviões de carga, e aterram em Alverca, numa pista da Força Aérea Portuguesa (FAP), confirmou à Lusa fonte da FAP.
Os seis Kamov 32 serão então transportados de Alverca para Tires, onde são remontados, e depois submetidos a testes de navegação e de voo.Por outro lado, disse a fonte da Heliportugal, está a decorrer em Tires, Cascais, desde o início de Abril uma acção de formação a 18 mecânicos e técnicos da empresa, ministrada por três instrutores russos.
Serão estes os técnicos que vão operar e manter os Kamov 32.Também estão a receber instrução alguns quadros do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), acrescentou a fonte.
A certificação das aeronaves é passada pelo INAC e é o último passo com a atribuição de matrícula, que vai começar por CS, indicativo para aeronaves portuguesas.
Os helicópteros pesados Kamov 32 serão pilotados este ano por 12 pilotos russos, uma vez que ainda não existem pilotos portugueses certificados para esta aeronave, afirmou à Lusa o sub Secretário de Estado da Administração Interna, Fernando Andrade, na apresentação da Directiva Operacional em Carnaxide.
Os grupos que vão utilizar estes helicópteros são as brigadas helitransportadas de primeira intervenção, o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), a Companhia Especial de Bombeiros (Os Canarinhos) e as Equipas Helitransportadas de Voluntários (EHV).
Os quatro helicópteros ligeiros Ecureuil AS350 têm capacidade de transporte de cinco passageiros mais o piloto, uma velocidade de cruzeiro de 226 quilómetros/hora, tempo útil de operação de hora e meia e capacidade de transporte de água em balde de 910 litros.
Os seis helicópteros pesados Kamov 32 têm capacidade de transporte de 13 passageiros mais dois pilotos, uma velocidade de cruzeiro de 230 quilómetros/hora, tempo útil de operação igualmente de hora e meia e capacidade de transporte de água em balde de 5.000 litros.
Lusa
1 Comments:
À quem possa interessar: Sou piloto de helicóptero, e tenho vontade de trabalhar em Portugal.
Ateciosamente!
Cmte. Gilvani Kopp Almeida
Koppgilvani@yahoo.com.br
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