terça-feira, 24 de abril de 2007

Presidente ANPC - Plano para risco de sismo em Lisboa pronto em Junho

O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou para Junho a elaboração de um plano de emergência sobre o risco sísmico na Área Metropolitana de Lisboa, numa entrevista publicada hoje no Jornal de Notícias.

Arnaldo Cruz, que hoje toma posse como presidente da ANCP - que sucede ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), prometeu também um plano de emergência para o risco de tsunamis no Algarve, que deverá ser finalizado em Março do próximo ano. O presidente da nova entidade de socorro reconheceu que estes planos já deveriam estar prontos, razão pela qual a ANPC terá de "avançar com rapidez".

Além dos incêndios, Arnaldo Cruz salientou que o risco de inundações é "relevante" em Portugal, reconhecendo que no Outono passado "poderá ter havido, nos primeiros dias, alguma descoordenação".

Sobre a passagem do SNBPC para ANPC, o presidente crê que esta alteração não vá produzir "nada que perturbe o funcionamento do dispositivo" de combate a incêndios, a poucos meses da sua época oficial.

Lusa