terça-feira, 27 de março de 2007

Prémio Manuel Gouveia Serra entregue a Carlos Manuel Moura Oliveira

Instituído pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital como forma de perpetuar o nome do falecido Comandante Manuel dos Santos Gouveia Serra e, ao mesmo tempo, homenagear o bombeiro que mais se destacou ao serviço da corporação, o prémio com seu nome foi ante-ontem atribuído a Carlos Manuel Moura Oliveira, no valor de 750 euros. Este foi o bombeiro que, ao longo do último ano mais provas deu de dedicação ao corpo activo onde está integrado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH).



Manuel dos Santos Gouveia Serra assumiu o comando dos bombeiros em 1974 e, foi sempre um exemplo de dedicação ao voluntariado e à disciplina até à altura do seu falecimento, no Verão de 2004. Desde então, tem vindo a ser recordado por todos, e é ainda hoje apontado como responsável por incutir nos jovens o espírito do associativismo. Refira-se que a corporação de Oliveira do Hospital é das poucas do país que se pode orgulhar de contar com um corpo activo numeroso e, na sua maioria, jovem.


O valor do falecido comandante foi ainda ante-ontem, na cerimónia comemorativa do 85º aniversário da AHBVOH, invocado pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, na ocasião, se referiu a Manuel Gouveia Serra como o criador de “um exemplo de empreendedorismo e de respeito”, realçando também a sua faceta de “pedagogo”, cuja “pedagogia pegou” na corporação de Oliveira do Hospital. Também o representante da Federação Distrital de Bombeiros felicitou a AHBVOH por “não ter esquecido um homem desta envergadura e o ter perpetuado pelos tempos”.

“Esse nome ficará gravado por muitos anos”, disse o também comandante dos Bombeiros de Penacova, que também aproveitou para saudar Teresa Gouveia Serra pelo exemplo dado por si e pelo marido, e que - como disse – “esta geração não o esquecerá”.
In Correio da Beira Serra