terça-feira, 24 de abril de 2007

Equipas de primeira intervenção vão custar 16 M€

O Governo e as Câmaras Municipais vão pagar em partes iguais 16 milhões de euros para terem prontas, até 2009, 200 Equipas de Primeira Intervenção (EPI) em situações de socorro e emergência, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

António Costa falava na cerimónia de assinatura do protocolo sobre a criação destas equipas, entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

O documento estabelece a criação de 60 EPI ainda este ano, 70 em 2008 e mais 70 até ao final de 2009.

Cada EPI deverá assegurar o socorro permanente por um período de 40 horas e a remuneração dos elementos destas equipas será suportada pela ANPC e câmaras municipais, em 50% cada, determina o protocolo.

Cada equipa é formada por cinco elementos, sendo que quatro elementos terão de ser recrutados no universo de bombeiros do quadro activo e o quinto do universo dos chefes ou sub-chefes do quadro activo ou quadro de comando.

Estes bombeiros terão de ter formação específica, a cargo da Escola Nacional de Bombeiros.

Em cada corpo de bombeiros terá de existir uma bolsa de bombeiros voluntários devidamente formados e articulados, disponíveis para uma eventual substituição.

Lusa