quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Oito distritos em alerta laranja

O Instituto de Meteorologia decretou o alerta laranja para hoje em oito distritos do Norte e Centro de Portugal Continental devido ao mau tempo previsto até segunda-feira.

Em alerta laranja estão desde hoje de manhã os distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.
Já os distritos de Aveiro, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro, Leiria e Porto e o arquipélago da Madeira estão em alerta amarelo, que é colocado quando há situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com o IM, os distritos de Faro, Portalegre e Évora estão em alerta verde.


Chuva e vento fortes até segunda-feira

As condições meteorológicas vão agravar-se a partir de hoje e até segunda-feira, com chuvas pontualmente fortes e ventos que poderão atingir velocidades de 75 a 120 quilómetros por hora.

De acordo com as previsões do IM, Portugal Continental irá sofrer a influência de uma depressão, com chuvas pontualmente fortes, em especial nas regiões do Norte e Centro.


Tempo agrava-se nos Açores

O IM prevê também agravamento do estado do tempo no arquipélago dos Açores a partir de hoje, com ventos fortes que poderão atingir os 120 quilómetros por hora em algumas ilhas.

O mau tempo deverá atingir os três grupos do arquipélago a partir do final da tarde de hoje, com as previsões a indicarem que deverá manter-se até sexta-feira.

Além de aguaceiros e trovoadas, está previsto para os grupos Ocidental e Central vento muito forte e tempestuoso, com rajadas até 120 quilómetros por hora e uma ondulação máxima entre os oito e nove metros.

Para o grupo Oriental as rajadas máximas poderão chegar aos 110 quilómetros por hora na sexta-feira, enquanto que a ondulação não deve ultrapassar os oito metros.


Risco de cheias

A chuva forte poderá aumentar os caudais dos rios, especialmente o Minho, Lima, Cavado, Douro, Vouga, Mondego e Tejo, com risco de cheias.

Os níveis de precipitação acumulada deverão ser maiores a Norte das ser ras de Montejunto/Estrela.

Estão também previstas trovoadas e ventos moderado a fortes, com rajadas entre 75 e 120 quilómetros por hora no litoral e terras altas.

A Marinha e o Exército estão também de prevenção para atender a eventua is cheias, segundo o SNBPC.

A Protecção Civil aconselha a limpeza de sistemas de escoamento da água da chuva, cuidados acrescidos na condução e medidas de prevenção de estragos provocados por quedas de árvores ou outras estruturas, devido ao vento.

As populações das zonas ribeirinhas são aconselhadas a estar de prevenção, caso seja necessário retirar bens ou animais para os proteger das inundações.

Agência Lusa