sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Falta de prevenção

Bombeiros dizem que a tónica na Protecção Civil recai demasiado no socorro

A Liga dos Bombeiros Portugueses denuncia erros na prevenção e apoio às localidades que sofreram com o temporal desta semana. Duarte Caldeira, o presidente da Liga dos Bombeiros, diz que apenas os incêndios têm merecido alguma atenção a tempo. No Inverno, as populações estão à mercê da natureza.

Duarte Caldeira destacou que o sistema de Protecção Civil assenta essencialmente em quatro momentos, nomeadamente a protecção, a atenuação dos riscos, o socorro às pessoas e aos bens e, por fim, o apoio ao restabelecimento da normalidade.

O presidente da Liga dos Bombeiros lamenta que em Portugal, em grande parte devido aos incêndios florestais que ocorrem no Verão, a tónica seja colocada demasiado na fase final do sistema de Protecção Civil, nomeadamente no socorro.

No entanto, de acordo com Duarte Caldeira, seria importante encarar o sistema de Protecção Civil "como um todo".

Para o responsável pela Liga dos Bombeiros "só haverá verdadeira prevenção quando houver informação pública atempada e adequada, de modo a que as populações possam tomar medidas de auto-protecção".

Duarte Caldeira considera que estas condições não se verificaram perante a situação de mau tempo verificada em Portugal durante esta semana, lamentando também a falta de informação disponibilizada relativa à monitorização das linhas de água.

SIC