quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Incêndio na Madeira faz um morto


Idoso faleceu de ataque cardíaco perante a aproximação das chamas

Um idoso de 70 anos morreu ontem, vítima indirecta de um incêndio florestal na zona do Caniço, no concelho de Santa Cruz, na Madeira. A informação foi avançada à agência Lusa pelo responsável pela protecção civil na região, tenente-coronel Pedro Barbosa. A vaga de calor no arquipélago provocou vários incêndios que destruíram casas desabitadas.

"Houve uma morte indirectamente relacionada com o fogo", disse à Lusa o tenente-coronel Pedro Barbosa. "Perante o fogo, o idoso ter-se-á emocionado e terá alegadamente sido acometido de um ataque cardíaco", acrescentou.

O calor que se fez sentir terça-feira no arquipélago da Madeira, onde as temperaturas atingiram aos 33,5 graus, fez eclodir vários focos de incêndio.

Os mais problemáticos verificaram-se em Lamaceiros, em Porto Moniz, e Caniço, em Santa Cruz.

Nos Lamaceiros, no norte da Madeira, o fogo destruiu, além de uma vasta área de matagal, uma habitação e um palheiro desabitados. No Caniço, no sul da Região, as chamas reduziram a cinzas duas habitações antigas e desabitadas.

Fonte da protecção civil da Madeira disse hoje à Lusa que a situação está controlada, apesar de persistirem vários focos de incêndio.

Segundo a mesma fonte, várias dezenas de homens continuam no terreno e 60 por cento das viaturas disponíveis na região estão empenhadas no combate aos incêndios.

Agência Lusa