Centenas de bombeiros combatem mais de 30 incêndios no norte do país
Fogos em Vila Real e em Celorico de Basto somam mais de 680 operacionais apoiados por mais de 220 viaturas. Meios aéreos deverão voltar a operar nas próximas horas.
Mais de 1.600 bombeiros estão esta segunda-feira mobilizados nos 34 incêndios que continuam a consumir principalmente o norte do país. Num dia em que cinco distritos, mais a norte de Portugal continental, estão sob aviso vermelho até terça-feira, dois deles, Vila Real e Braga, lutam contra os fogos que estão a gerar mais preocupação.
No caso do incêndio do de Vila Real, estavam esta manhã, cerca das 7h00, mais de 360 operacionais, apoiados por mais de 120 viaturas. Já no distrito de Braga, em Celorico de Basto, estavam mais de 320 bombeiros com mais de uma centena de veículos.
Em Ponte da Barca, onde o incêndio que lavrou ao longo de uma semana foi dominado na manhã de domingo, mantêm-se também mais de 300 bombeiros para evitar reacendimentos como o que aconteceu esta noite em Paradamonte.
Em Vila Real, este domingo ao fim do dia, os chamas chegaram perto de casas nas localidades de Vila Cova e de Pena, tendo obrigado à retirada dos moradores por precaução. O autarca de Vila Real denunciou um “ataque ao nosso território” e apelou às autoridades para que “continuem a fazer o seu trabalho para punirem aqueles que estão a colocar em causa a nossa casa comum”.
No mesmo distrito, o incêndio estendeu-se a Sabrosa, onde um lar de idosos teve de ser evacuado.
Já o incêndio que começou no sábado em Celorico de Basto, distrito de Braga, alastrou este domingo, durante a tarde, ao concelho vizinho de Amarante (distrito do Porto). O acesso à aldeia de Fridão foi cortado e também houve lugar à retirada de população por razões de segurança.
Ambos os incêndios estiveram a ser combatidos por meios aéreos, que deverão voltar ao terreno às primeiras horas da manhã.
In SIC Noticias
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home