sábado, 2 de agosto de 2025

Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

A situação dos incêndios no país tem estado mais "estável e positiva", com uma significativa diminuição de ocorrências ao longo da tarde de sexta-feira. Ainda assim, a Proteção Civil sublinha que se mantêm todos os cuidados e recomendações para os próximos dias perante uma previsão meteorológica "grave". Acompanhamos aqui a situação ao minuto.

Incêndio em Ponte da Barca continua ativo

Cerca de 600 operacionais continuam no terreno, apoiados por 200 viaturas e quatro helicópteros e aviões. O comandante da Proteção Civil acredita que, se as condições meteorológicas se mantiverem e as operações continuarem a decorrer com normalidade, nas próximas horas "teremos boas notícias".

"O incêndio mantém-se ativo", confirmou Elísio Oliveira, acrescentando que há "diferentes pontos, em diferentes locais".
No final da manhã, segundo o comandante, normalmente há "uma entrada de vento que pode provocar reativações em locais" que já estão com fogo mais dominado. Por isso, só quando as autoridades tiverem a certeza de que o incêndio "não passará para novas áreas", é que podem dar o "incêndio por dominado".

Apesar das boas perspetivas esta manhã, o comandante não garante que o fogo seja totalmente combatido até ao final do dia, considerando o risco de haver reativações com "a rotação do vento".

Persistem vários focos de incêndios dispersos. E o maior problema é que é em áreas muito vastas.

In RTP