Proteção Civil destaca diminuição "significativa" de ocorrências mas alerta para calor nos próximos dias
No ponto de situação sobre os incêndios pelas 19h00 de sexta-feira, Mário Silvestre, comandante nacional da Proteção Civil, destacou que houve um decréscimo "bastante significativo das ocorrências" nas últimas horas.
Apesar da situação mais "estável e positiva", o responsável destacou que se mantêm as recomendações para os próximos dias, até porque a meteorologia prevista para os próximos dias "é grave".Em concreto sobre as várias situações no terreno, Mário Silvestre frisou que continuam os trabalhos em três incêndios de maior dimensão: Lindoso, Vila Verde e Moimenta da Beira.
De momento, a situação que mais preocupa é mesmo a do Lindoso, em Ponte da Barca. Ainda que a situação tenha melhorado, prevê-se que a presença de operacionais para a consolidação continue por pelo menos mais uma semana, dado que se trata de um trabalho mais "complexo".
Também em Arouca, que continua com empenhamento operacional "bastante expressivo", mantêm-se operações de consolidação e rescaldo.
Nas últimas horas há a registar três bombeiros feridos. Estão em resolução 53 ocorrências, combatidas por 1443 operacionais um pouco por todo o país.
Questionado sobre os bombeiros vindos da Letónia para combater incêndios em Portugal, o comandante da Proteção Civil esclareceu que estes já estão mobilizados para Portugal há muito tempo e não foram deslocados ao abrigo do mecanismo europeu.
In RTP
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home