domingo, 13 de agosto de 2017

Evacuações em Dornes. Fogo em Ferreira do Zêzere não dá tréguas

Pessoas foram evacuadas em Dornes no fogo que lavra há três dias em Ferreira do Zêzere. Situação também se agrava em Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos.

O fogo ainda ardia em Ferreira do Zêzere e Alvaiázere ao final da tarde deste domingo. As chamas continuavam sem sinal de dar tréguas e estas eram as ocorrências que, segundo a porta-voz da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, mais preocupações inspiravam às autoridades por volta das 16h30.

Na localidade de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, “algumas pessoas” tiveram de ser evacuadas, segundo a porta-voz, citada pela agência Lusa. Em causa, o incêndio que começou na última sexta-feira à noite na localidade de Beco, Senhora da Ourada, e que devastou aquela freguesia este fim de semana.

No concelho vizinho de Alvaiázere, as chamas voltaram a ganhar intensidade, tendo alastrado para Figueiró dos Vinhos. As chamas lavram agora na localidade de Arega que, segundo Patrícia Gaspar, era a “única freguesia que tinha sido poupada” pelo fogo de Pedrógão Grande em junho.

Estes fogos eram combatidos por mais de 800 operacionais, apoiados por centenas de viaturas e 11 meios aéreos, de acordo com dados da Proteção Civil, consultados por volta das 18h30.

Existem ainda fogos ativos em Tomar e Coimbra. No concelho nabantino, o fogo já fez dois feridos, um deles está em estado grave. As chamas também consumiram várias habitações e um anexo agrícola.


Imagem por Orlando Oliveira/ In Tomar TV