sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Mais de 200 fogos fizeram de quinta-feira o dia do ano com mais ocorrências

Porto foi o distrito mais afectado. Incêndios em Abrantes e Grândola são os que mais trabalho estão a dar, mas parecem estar a ceder aos meios.
Quinta-feira, dia 10 de Agosto, foi o dia com mais fogos desde Janeiro. Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), houve 215 ocorrências.
A maior parte ocorreu no distrito do Porto (45), seguido do de Coimbra (26), Braga (24) e Lisboa (19).
No terreno, esteve um total de 5.385 operacionais, apoiados por 1.451 viaturas e 97 meios aéreos.
Este é, aliás, um dos que mais preocupa esta manhã os bombeiros, juntamente com o que lavra em Abrantes (distrito de Santarém). Mas estão ambos a dar “sinais de ceder” aos meios, avançou.
“Todas as operações em curso estão a dar algum resultado e vamos aproveitar ao máximo o período da manhã, com temperaturas mais baixas e com o vento ainda a soprar menos forte” para tentar resolver a situação, afirmou Patrícia Gaspar.
Para ajudar, vão entrar em acção os meios aéreos: oito em Abrantes e dois em Grândola.
No “briefing” desta sexta-feira de manhã, a adjunta do comando nacional da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, salientou que apenas o incêndio que lavra em Grândola (distrito de Setúbal) não foi dominado durante o dia de quinta-feira.
Desde Janeiro, já arderam quase 140 mil hectares em Portugal. É o país da União Europeia com mais área ardida: quase um terço do total da área ardida nos 28 países da União Europeia.
Os dados são do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais.
In SOL