terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ponto de situação - 03:00

Boa noite caros leitores

  Passam neste momento alguns minutos das 3 horas da manhã, e o ponto de situação, e segundo o site da Autoridade Nacional da Protecção Civil,  é que se encontram a lavrar em Portugal Continental, 12 incêndios de grandes porpoções.

  Os que preocupam mais é o de Ourém que já lavra desde sábado, o de Mata em Tomar que deflagra desde sábado igualmente, e o de Seia que desde Domingo á tarde não dá descanso aos Soldados da Paz, e que já passou para o concelho vizinho de Oliveira do Hospital, tendo mesmo havido a necessidade de evacuar várias aldeias do concelho.

  Há ainda a salientar alguns incêndios que depois de extintos, reativaram devido ás fortes temperaturas e ao vento forte que se faz sentir um pouco por todo o país.

As situações que preocupam mais as autoridades são:

Amoreira, concelho de Tomar estão a combater o incêndio cerca de 250 Bombeiros, apoiados por 58 viaturas. Este incêndio já lavra desde sábado, foi dominado, dado como extinto mas reacendeu na madrugada passada.

Em Almaceda, Castelo Branco, combatem as chamas aproximadamente 150 Bombeiros apoiados por 39 veículos. Já foram destruidos vários hetares e mato e pinhal.

 Na Quinta da Sobreira, Viseu, mais de 200 bombeiros apoiados por mais de 50 viaturas combatem um incêndio que deflagrou perto da meia noite e que tem neste momento 4 frentes ativas.

No concelho de Oliveira do Hospital, lavra um incêndio em que estão envolvidos 214 Bombeiros apoiados por 50 viaturas. Este incêndio começou em Carragosela concelho de Seia no passado domingo e já conta com uma grande parte do Parque Natural da Serra da Estrela ardida, passando posteriormente para o concelho vizinho assolando já várias aldeias levando mesmo á evacuação dos seus habitantes. Houve ainda a necessidade de transportar ao hospital vários Bombeiros, devido á enalação de fumo e exposição ocular ás altas temperaturas, levando mesmo um deles a ficar hospitalizado. Há ainda a indicação de vários populares que houve casas ardidas na povoação de Corgas, concelho de Seia.

Em Mata, Ourém, mais de 500 operacionais apoiados por 134 viaturas combatem o maior incêndio do país e o que mais preocupa neste momento, onde já há a lamentar uma vitima mortal e uma queda de um helicoptero pesado Kamov 32. Várias casas arderam e milhares de terras de cultivos e árvores de fruto foram dizimadas á passagem das chamas.

Ainda no concelho de Leiria, em Charneca, Alvaiázere, mais de 200 Bombeiros combatem as chamas apoiados por 54 viaturas.

Neste momento mais de 2500 Bombeiros apoiados por um número superior a 350 viaturas, combatem os incêndios que deflagram de norte a sul do país.

Deixo uma palavra de força e conforto para todos os Soldados da Paz que se encontram nos vários teatros de operações. Já passei por momentos iguais ou parecidos e sei dar valor ao que estão a passar. Sei que muitas vezes não "somos" reconhecidos, mas o lema Vida por Vida fala e falará sempre mais alto.

Para todos esses Bombeiros, e para os demais, vai um grande,

                               Muito Obrigado.

Miguel Borges
     BVOH