terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cem pessoas retiradas de aldeias ameaçadas pelo fogo

Mais de três centenas de bombeiros combatem incêndio que deflagrou, domingo, na zona de Seia e alastrou ao concelho vizinho de Oliveira do Hospital.

Cerca de 100 pessoas foram retiradas das suas casas por causa de um incêndio que ronda a aldeia de Rio de Mel e outros lugares, no concelho de Oliveira do Hospital. A informação foi confirmada à Renascença pelo vice-presidente da autarquia.

O incêndio, que começou no domingo à noite no concelho de Seia, continua incontrolável e já se propagou ao concelho vizinho de Oliveira do Hospital.

Francisco Rolo, vice-presidente da câmara de Oliveira do Hospital, explica que foram accionados os meios da protecção civil para retirar cerca de 100 pessoas da aldeia de Rio de Mel e de outras localidades.

"O fogo invadiu o concelho de Oliveira do Hospital, cercou e entrou numa série de aldeias de montanha do alto da freguesia de São Gião. Há aqui um conjunto de sete pequenas aldeias, lugares onde vivem essencialmente pessoas idosas e, neste momento, temos sinalizadas mais de uma centena de pessoas que estão a ser transportadas para o hotel do parque de campismo de São Gião", afirma Francisco Rolo.

Também foi solicitada a intervenção das instituições particulares de solidariedade social para darem apoio psicológico às pessoas retiradas das suas casas, "porque há situações de ansiedade".

"Neste momento, sendo difícil controlar as chamas, temos de controlar o drama humano, porque o que vivemos aqui é um drama humano de pessoas completamente em pânico por verem as suas aldeias cercadas pelo fogo", sublinha Francisco Rolo.

O incêndio está a ser combatido por 310 bombeiros, apoiados por 72 viaturas.

In "Rádio Renascença"