terça-feira, 4 de setembro de 2012

Fogo chegou a Oliveira do Hospital e obrigou à evacuação de populações

É de verdadeira calamidade o momento que por esta altura se vive nas freguesias de S.Gião e Alvôco de Várzeas. Populações já foram evacuadas e o Plano Municipal de Emergência já foi acionado.

O incêndio que desde as 21h10 de domingo lavrava no concelho de Seia chegou, ao final da tarde de hoje, ao concelho de Oliveira do Hospital.

O que se temia ao longo do dia acabou por acontecer e as chamas entraram por Rio de Mel, na freguesia de S. Gião, mantendo por esta altura três frentes ativas, atingindo com maior gravidade a freguesia de Alvôco de Várzeas.

Fora do controlo dos mais de 200 bombeiros e outros elementos operacionais, o fogo já obrigou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que se encontra no local com o vice-presidente, a acionar o plano municipal de emergência destinado a prestar todo o tipo de apoio às populações envolvidas e operacionais que há longas horas lutam uma guerra desigual contra as chamas que, durante todo o dia têm tido o vento a seu favor.

José Carlos Alexandrino fala de uma situação de verdadeira calamidade e tem a lamentar a ausência dos meios aéreos que, assim, tem dificultado o trabalho dos homens que em terra enfrentam a ferocidade do fogo. São vários os bombeiros que, por esta altura, recebem apoio médico e de enfermagem devido a lesões de vária ordem, em particular oculares e respiratórias.

Com a zona sul do concelho fortemente afetada pela forte frente de fogo, vários populares, das localidades de Rio de Mel, Parceiro, Alentejo, Covão e Barroca, foram por indicação da Autoridade Nacional de Proteção Civil – devido ao facto de se tratarem de populares maioritariamente idosos – evacuados para a estalagem do parque de Campismo de S. Gião.

Por esta altura, o incêndio lavra com bastante intensidade. Prova disso é o fumo e a cinza que há longas horas teimam em tomar conta do ar que se torna quase irrespirável.

Desde ontem que as chamas invadiram vários pontos de mato e floresta no país. Só hoje a Autoridade Nacional de Proteção Civil contabilizou 279 ocorrências, mantendo-se a esta hora 11 incêndios ativos. Para auxiliar Portugal no combate aos fogos, há já notícia de que a Espanha e a França disponibilizaram meios aéreos.

In "Correio da Beira Serra" Online