terça-feira, 14 de agosto de 2012

Bombeiros sugerem demissão do chefe da Protecção Civil

“Alguma coisa está mal dentro da estrutura, há algum desnorte", acusa Jaime Marta Soares. A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) sugere a demissão do presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), dizendo que Arnaldo Cruz não está à altura das responsabilidades.

Na análise aos relatórios sobre o combate ao grande incêndio de Julho no Algarve, o presidente da Liga, Jaime Marta Soares, disse à Renascença haver incompetência na direcção da Protecção Civil. “Alguma coisa está mal dentro da estrutura, há algum desnorte, haverá, porventura, alguma incapacidade, alguma incompetência. Isto não se aceita numa sociedade moderna e exigente, e que tem de ter garantida a sua segurança.”

Para o presidente da Liga dos Bombeiros, o pedido do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, para uma nova auditoria às operações de combate aos incêndios do Algarve, revela que a ANPC não é capaz de reflectir sobre os seus actos. “Quando se entrega um relatório e esse relatório não merece a confiança do senhor ministro e tem que pedir a outra entidade, isto parece que diz tudo e que indica os caminhos, mas isso não são contas do meu rosário”, sublinha Jaime Marta Soares.

Sobre o fogo de Tavira e São Brás, no Algarve, que consumiu mais de 20 mil hectares de serra, a Liga dos Bombeiros elaborou um relatório onde conclui que houve falhas graves na estratégia de combate ao fogo e na coordenação das operações.

In "Rádio Renascença"