segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Autoridades apontam para "consequências devastadoras" de incêndio nas Canárias





O vice-Cabildo de La Gomera (Canárias, Espanha) considerou hoje que o incêndio que afeta há vários dias a região de Valle Gran Rey está a ter "consequências devastadoras" na zona, de onde já foram retiradas centenas de pessoas.

Gregorio Medina, senador pela ilha, comentou assim a situação depois de receber, no porto de San Sebastián de La Gomera 629 residentes de Valle Gran Rey que foram retirados, em barco, até à capital da ilha.

No total foram já retirados em barco mais de 900 pessoas com centenas de outras desalojadas e ainda à espera no porto da zona.

"Inevitavelmente haverá muitas casas danificadas, porque a virulência e intensidade do fogo é muita", afirmou, considerando que ainda é cedo para determinar os danos totais. "Todos os esforços estão agora concentrados em proteger as pessoas", disse.
Ao início da manhã de hoje, responsáveis dos serviços de emergência referiram não haver indicações de vítimas do incêndio, que destrui já mais de 3.700 hectares, continuando por controlar.

A situação é especialmente grave porque o fogo se propaga em várias frentes, podendo atingir ainda outros municípios da zona, nomeadamente Los Gallos e Hermigua.

SIC