quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Morreu um bombeiro no combate às chamas no distrito de Leiria

Comandante dos bombeiros diz que "é humanamente impossível combater o fogo". Presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, onde lavra o incêndio, mandou retirar 600 pessoas de duas praias fluviais do concelho. Há habitações em risco.

Um bombeiro morreu esta quinta-feira durante o combate às chamas em Azeitão, Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria. O bombeiro, que tinha 19 anos de serviço, perdeu a vida depois de ter ido atestar uma viatura de abastecimento de água, disse à Lusa o comandante da corporação.
Joaquim Pinto afirmou que o bombeiro estava sozinho numa viatura de abastecimento de água e, quando já estava a regressar à zona de combate, depois de atestar o depósito do carro, "foi apanhado pelo fogo", vindo a morrer.

"Já temos uma situação muito grave no nosso corpo de bombeiros - a perda de um bombeiro, que foi apanhado pelo fogo quando ia a circular", lamenta Joaquim Pinto, que lidera o corpo de operacionais de Figueiró dos Vinhos e que afirma que "o incêndio está com muita violência". "O vento está muito forte e humanamente é impossível combatê-lo", diz o comandante, em declarações à Renascença.

Habitações em risco e praias evacuadas
O comandante dos bombeiros informa também que "algumas habitações estão em risco" e garante que os operacionais no terreno vão "fazer o possível para que essas habitações não sejam consumidas pelo incêndio".

Pelas 17h45, o incêndio era combatido por 266 operacionais, auxiliados por quatro meios aéreos (dois helicópteros e dois aviões) e 52 veículos, informa a Proteção Civil na sua página oficial.

O presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos referiu à Lusa que cerca de 600 pessoas foram retiradas de duas praias fluviais no concelho devido à proximidade das chamas, que lavram desde as 15h00.

"A primeira a ser evacuada foi a de São Simão das Fragas, pelas 15h30, e depois, por precaução, foram retiradas mais 300 pessoas da praia fluvial da Aldeia Ana de Aviz", referiu Rui Silva.

In "Rádio Renascença"