quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Protecção Civil accionou alerta amarelo devido ao calor até sexta-feira

A Autoridade Nacional de Protecção Civil accionou, esta terça-feira e até sexta-feira, o alerta amarelo no que respeita a perigo de incêndios florestais, com base nas previsõesdo Instituto de Meteorologia, que indicam temperaturas altas para os próximos dias.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê o aumento generalizado das temperaturas máximas e mínimas, a diminuição acentuada da humidade relativa para patamares abaixo dos 30% e a permanência de um corrente de vento fraca do quadrante Leste.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou, por isso, o nível amarelo do estado de alerta (o segundo menos grave de uma escala de quatro) do dispositivo especial de combate a incêndios florestais entre as 14.00 horas desta terça-feira e as 21.00 horas de sexta-feira, para todos os distritos de Portugal continental.

Face ao alerta, a Protecção Civil recorda interdições para os locais onde o risco de incêndio seja superior ao nível elevado, como a realização de queimadas, fogueiras para recreio ou lazer ou para cozinhar alimentos.

Também fica proibido o uso de equipamentos de queima e de combustão para iluminação e cozinha, assim como a queima de matos cortados e amontoados.

Na lista está ainda a interdição de lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, de fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que os circundem, assim como a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Jornal de Notícias