quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sete incêndios ativos em todo o país

Os fogos com maiores dimensões registam-se no distrito de Aveiro e Viseu. Só hoje já foram registados mais de 66 focos de incêndio em Portugal, indica a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Ainda não eram 5h00 quando um incêndio deflagrou em Águeda, na localidade de Serém de Cima. Uma das duas frentes já foi combatida e às 10 da manhã de hoje, 88 bombeiros auxiliados por 30 veículos operacionais combatiam as chamadas nesta zona do distrito de Aveiro.

Ainda no mesmo distrito, numa localidade muito próxima mas já concelho de Albergaria-a-Velha, um outro fogo está a ser combatido desde as 7h00 por quase 60 homens e 13 viaturas. No local estão dois aviões bombardeiros.

Em Viseu, um incêndio com uma frente ativa em Moimenta, concelho de Cinfães, lavra desde as 6h00. Para o local foram mobilizados 55 bombeiros, 13 veículos e um helicóptero bombardeiro.

Só hoje, desde as 00h00 já foram registados 66 fogos em todo o território nacional.

Ontem, a ANPC contabilizou 213 ocorrências de incêndio, que envolveram mais de 3100 bombeiros e quase 800 veículos.

A ANPC colocou na terça-feira o país em alerta amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido às previsões de tempo quente e diminuição de humidade.

Este aviso serve ainda de alerta para o dispositivo especial de combate a incêndios e dura até às 21h00 de sexta-feira.

SAPO