terça-feira, 5 de julho de 2011

INEM contrata 76 novos Técnicos de Ambulância de Emergência

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vê, a partir de amanhã, dia 5 de Julho, o seu quadro de pessoal reforçado com 76 novos Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE). Estes novos colaboradores vão assegurar o funcionamento das ambulâncias do INEM em várias zonas do país.

Estes 76 novos colaboradores iniciam funções depois de lhes ter sido ministrada diversa formação, designadamente em técnicas de emergência médica, condução de veículos de emergência e desfibrilhação automática externa. No início do processo de contratação, devidamente autorizado pelo Governo, em Novembro do ano passado, concorreram 1.187 candidatos.

Os TAE desempenham funções de assistência pré-hospitalar às vítimas de acidente ou doença súbita, assegurando a prestação de socorro não-medicalizado e, também, a condução dos veículos de emergência. Esta carreira do INEM foi criada em 2004 e visou assegurar que as ambulâncias do INEM são operadas por profissional qualificado para a missão que prestam.

A contratação destes novos TAE visa reforçar a disponibilidade de recursos humanos nesta área, reduzindo o recurso à prestação de horas extraordinárias e também a resolução de algumas situações de trabalho precário existentes. Destes novos colaboradores, 34 vão trabalhar na região de Lisboa e Vale do Tejo, 29 na região Centro, 10 no Algarve e 3 na região Norte.

O INEM tem actualmente 90 ambulâncias operadas directamente. Destas, 61 são ambulâncias de Suporte Básico de Vida (cuja tripulação é composta por dois TAE) e 29 ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (cuja tripulação é composta por um TAE e um Enfermeiro).

Inem