domingo, 22 de março de 2009

Quinze fogos lavram no Norte do País, dois no Gerês

Quinze incêndios estavam às 16:35 a lavrar no Norte do país, dois deles no Parque Natural da Peneda-Gerês, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O incêndio florestal na Mata de Albergaria, Terras do Bouro (Braga), no Parque Natural da Peneda-Gerês, teve início perto das 8h00 e está a ser combatido por 56 bombeiros e 19 veículos.

Os acessos ao local do fogo estão a dificultar o combate às chamas, de acordo com fonte da Protecção Civil, dados os declives "acentuados" do terreno, a mata "quase impenetrável" e o vento que se faz sentir.

Durante algum tempo, as condições climatéricas impediram o combate através de meios aéreos, mas agora foi já enviado um helicóptero pesado para o local, segundo a mesma fonte.

Também no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas em Britelo, Ponte da Barca (Viana do Castelo), um incêndio em mato está a ocupar, desde as 10:02, 12 bombeiros e três veículos.

No conjunto, há 15 fogos a arder no Norte do país, mas três dos quais encontram-se já circunscritos (os de Regoufe e Gilde, do distrito de Aveiro, e o de Travassos, no distrito de Viseu).

Os incêndios estão a mobilizar um conjunto de 626 bombeiros, 175 veículos e dois helicópteros.

Os outros incêndios activos são em Vila de Abril, Covas, Frutuoso, Vreia de Jales (no distrito de Vila Real), Plaina-Seixidro e R. do Souto (no distrito do Porto), Santulhão e Sardedo (no distrito de Bragança) e Prova (no distrito da Guarda).

Os fogos não colocaram até agora populações em risco, segundo a Protecção Civil.

Lusa