quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Nove distritos do Norte e centro com troços de estradas cortados ou condicionados

As condições meteorológicas adversas estão hoje a obrigar ao corte ou condicionamento de vários troços de estradas em nove distritos do Norte e Centro de Portugal continental, segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Os distritos afectados são Vila Real, Viana do Castelo, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Viseu, Leiria, Aveiro e Braga, de acordo com a ANPC. Desde as 00:00 de terça-feira que foram assistidas ou resgatadas dezenas de pessoas em vários distritos, segundo a mesma fonte.
No distrito de Vila Real estão condicionadas as estradas municipais 1134 entre Vila Real e Mondim, a 313 também entre Vila Real e Mondim e a nacional 312 entre Canedo e Ribeira da Pena, bem como a 311 entre Careira da Lebre e Salto.

Neste distrito estão também condicionadas a estradas nacionais 313 entre Serapicos e France, a 304 entre Vila Real e Mondim e a 103 entre Montalegre e Pisões e entre Bolideira e Tronco.

Desde as 00:00 de terça-feira foram resgatadas ou assistidas 306 pessoas de 3 autocarros e de 24 viaturas ligeiras.

No distrito de Viana do Castelo está cortada a estrada nacional 202 entre Soajo e Castro Laboreiro.

Ainda segundo informação da ANPC há populações com acesso condicionados aos lugares de Tibo, Roussas, Beleiral, Peneda, Igreja e São Bento do Cando, na freguesia de Gavieira.

Desde terça-feira que foram resgatadas ou assistidas nove pessoas neste distrito.

No distrito da Guarda estão cortadas as estradas municipais 1124 entre Hospital de Seia e Vales e a 622-3 entre Vales e Póvoa Nova.

Também estão cortadas as nacionais 338 entre Manteigas - Piornos - Torre - Lagoa Comprida - Sabugueiro - Torre, a 338 entre Lagoa Comprida e Loriga e a 338 entre Portela do Arão e Lagoa Comprida.

Igualmente cortados os troços da estrada nacional 339 entre Lagoa Comprida e Sabugueiro, da 339 entre Sabugueiro e Seia, da 339.1 entre Sabugueiro e Penhas Douradas, da 232 entre Manteigas - Penhas Douradas - Gouveia e da 339 entre Cuxaril - São Romão e Póvoa Velha.

No distrito da Guarda estão ainda condicionadas a estada municipal entre Nabais e Folgozinho; a nacional 232 entre Aldeias e Manteigas.

Desde as 00:00 de terça-feira que foram assistidas ou resgatadas 222 pessoas de 3 autocarros, de 40 veículos ligeiros e de 3 veículos pesados.

No distrito de Coimbra está cortada a estrada municipal 1416 entre Mouradias e Fajão e as estradas nacionais 344 entre Monte Frio e Moura da Serra, a 508 entre Selada das Eiras e Torrozelas e entre Selada das Eiras e Cerdeira, a 112 entre a nacional 2 e Pampilhosa da Serra, e a 236 entre Lousã e Castanheira Pêra, bem como o acesso a Travim.

Desde terça-feira foram resgatadas ou assistidas 27 pessoas de 18 veículos.

No distrito de Castelo Branco, está cortada a estrada municipal 524 junto a Casal da Serra e as estradas nacionais 338 entre Manteigas - Piornos - Torre, e a 339 entre Piornos e Torre.

Trinta e três pessoas de oito veículos e de um autocarro escolar foram assistidas ou resgatadas desde as 00:00 de terça-feira.

No distrito de Viseu estão cortadas as estradas municipais entre Resende e Feirão e entre Campo Benfeito e Picão, bem como a municipal 555 entre Vilar de Peso e Pindelo.

Ainda cortados estão os troços municipais entre Vale Papas e Gralheira, entre Bustelo e Alhões.

Está também cortado o troço da nacional 321 entre Castro Daire e Cinfães e condicionada a estrada municipal 1230 em Coelheira Candal.

Neste distrito foram resgatadas ou assistidas 156 pessoas de 48 veículos.

No distrito de Leiria está apenas cortada a estrada nacional 236.

No distrito de Aveiro estão cortadas as estradas municipais entre Chão D'Ave e Serra da Freita e entre Arouca e Serra da Freita, além da nacional 224 entre Cavião e Junqueira.

Está condicionada a nacional 324 entre Vale de Cambra e Arouca.

Foram assistidas ou resgatadas 40 pessoas de um autocarro, desde terça-feira.

Por fim, no distrito de Braga está cortada a estrada municipal 308-1 entre Gerês - Portela do Homem - Terras de Bouro.

Foi resgatada ou assistida, neste distrito, uma pessoa de uma viatura ligeira.

Apesar de não terem estradas cortadas ou condicionadas foram assistidas ou resgatadas 27 pessoas no distrito de Bragança, uma pessoa no distrito de Portalegre e três veículos no distrito do Porto.

Lusa