terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Todo o país sob alerta devido às fortes chuvadas e queda de neve

A Autoridade Nacional de Protecção Civil tem desde as 18h00 de segunda-feira accionado, em todos os distritos, o alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) devido à chuva forte e queda de neve prevista para hoje.

O alerta laranja vai estar accionado até às 24h00 de quarta-feira. Devido ao mau tempo, os meios de socorro e o estado de prontidão foram reforçados, principalmente nas regiões de Norte, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje e quarta-feira uma descida acentuada da temperatura, chuva e agitação marítima forte, rajadas de vento que poderão chegar aos 100 quilómetros/hora e queda de neve principalmente no Norte e Centro, mas também em zonas onde é «habitualmente menos frequente nevar», nomeadamente nas serras do Sul do país. Segundo o IM, a chuva vai continuar, pelo menos, até domingo.

O secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, o presidente e o comandante operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil vão ser hoje ouvidos na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias sobre a resposta dada na última vaga de frio em Portugal, entre 9 e 11 de Janeiro. Na altura, o PSD pediu uma audição aos responsáveis da Protecção Civil para explicar «o que falhou» na resposta ao mau tempo.

Também a Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil criticou a ANPC de falta de coordenação para fazer face ao mau tempo e responsabilizou-a de não ter preparado atempadamente os meios e acções para que a situação de estradas bloqueadas não viesse a ocorrer.

Entre 9 e 11 de Janeiro dezenas de pessoas ficaram bloqueadas nas estradas devido à neve. Na altura, o secretário de Estado da Protecção Civil recusou falta de coordenação das autoridades na resposta ao mau tempo, considerando que a questão estava a ser «mediaticamente empolada», embora tenha admitido «uma ou outra falha».

Lusa