terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fronteira de Vilar Formoso condicionada devido à neve e ao gelo em Espanha

A GNR da Guarda está a aconselhar os camionistas com destino a Espanha que não façam a viagem por Vilar Formoso por a fronteira estar condicionada devido à neve e ao gelo no país vizinho.

Segundo o major Cunha Rasteiro, relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, o apelo está a ser feito com base na informação da Guardia Civil espanhola que refere a existência de restrições na auto-estrada 620, que faz a ligação com Espanha a partir de Vilar Formoso.

"Segundo as autoridades espanholas, a auto-estrada encontra-se cortada ao trânsito a partir de Burgos, em direcção à fronteira francesa e, nas proximidades de Salamanca, o piso encontra-se com gelo", disse Cunha Rasteiro à Lusa.

Adiantou que devido a esta situação, a Guardia Civil "está a reter alguns veículos pesados na fronteira de Vilar Formoso, o que faz com que o Parque Tir esteja já na sua capacidade máxima".

Segundo o major da GNR da Guarda, "mesmo aqueles motoristas que forem autorizados a seguir viagem, devem fazê-lo com redobrada precaução e seguindo os conselhos das autoridades" policiais do país vizinho.

A GNR também aconselha os condutores de pesados para que "antes de iniciarem a viagem contactem com as autoridades policiais da região", que disponibilizarão toda a informação necessária.

Cunha Rasteiro disse que, apesar do trânsito estar condicionado na principal fronteira terrestre de Portugal, "não há registo de qualquer tipo de incidente".

Acrescentou que não existem previsões para quando é que a situação possa ficar normalizada.

Lusa