segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Maior parte dos distritos com aviso devido à neve, vento e ondulação

Catorze dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje com aviso devido à possibilidade de queda de neve, vento e ondulação fortes, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Para hoje e até terça-feira está prevista queda de neve acima dos 800 metros de altitude nos distritos de Viana de Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco e ainda para Aveiro.

Todos estes distritos, com excepção de Aveiro, estão com aviso Laranja, o terceiro de uma escala que vai até quatro, também devido ao vento forte, com rajadas que podem chegar aos 100 quilómetros por hora.

Os distritos de Aveiro, Leiria, Lisboa, Portalegre e Évora estão com aviso Amarelo, o segundo da mesma escala, atendendo à previsão de vento forte e de frio, no caso de Évora.

Em toda a orla costeira de Portugal continental prevê-se ondulação no mar entre os cinco e os sete metros, estando nestes casos accionado o aviso Laranja.

O arquipélago da Madeira está também com aviso Amarelo devido ao vento forte, até aos 80 quilómetros por hora, e à ondulação que pode chegar aos cinco metros.

Para hoje o IM prevê uma descida acentuada da temperatura a partir da tarde.

Lusa