sábado, 24 de janeiro de 2009

Cortes e condicionamentos nas estradas de Norte a Sul do país, obras e acidentes

Várias estradas estão cortadas ou com circulação condicionada de Norte a Sul do país, devido a estragos provocados pelo mau tempo, obras e acidentes, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando-Geral da GNR, recomendando prudência aos condutores.

As principais preocupações da GNR são com as auto-estradas, devido às velocidades que se alcançam nestas vias, afirmou a mesma fonte.

Na A-2, o trânsito está condicionado no distrito de Setúbal, ao quilómetro 31, junto a Palmela, processando-se a circulação apenas nas faixas central e da direita, devido a obras na via.

Também ao quilómetro 7,4 da A-2, junto a Feijó, há condicionamento de trânsito para colocação de painéis anti-som, estando os veículos a circular pelas vias central e da esquerda.

Na A-23, no distrito de Santarém, ao Km 10,7, junto a Torres Novas, ocorreu um abatimento de pavimento no sentido Oeste-Este e a circulação processa-se pela faixa contrária nos dois sentidos, entre o Km 10,4 e o Km 11,4.

A GNR recomendou "muita precaução" e admitiu que a situação pode demorar "algum tempo" a normalizar.

No distrito de Aveiro, há quatro estradas cortadas, devido a inundações: a Estrada Municipal Recordães de Baixo, a Rua Doutor Manuel Pinto e a EM Espinhel, todas junto a Águeda. Pelo mesmo motivo está cortada a estrada junto a Almear-Fontaínhas.

Ainda em Aveiro, mas devido a um acidente de viação, está interdita a Rua da Horta Velha, na localidade de Borralho.

No distrito de Braga, encontra-se cortada a Rua da Portela, em Lordelo (Guimarães), devido a inundação.

No distrito da Guarda, junto a Covilhã-Manteigas, a EN 238 está interdita, devido à acumulação de neve e gelo.

No distrito de Vila Real, a Estrada Nacional 15-4, ao Km 4,8 - junto a São Pedro do Conde - está interditada pela queda de um poste da EDP, "provavelmente devido a ventos fortes", indicou a fonte.

Condicionadas encontram-se, no distrito de Castelo Branco, a EN 238, ao Km 25, junto a Foz da Sertã, onde ocorreu um desmoronamento de terras para a via, e no distrito de Setúbal a EN 121, junto a Ermidas do Sado, concelho de Santiago do Cacém, devido a derramamento de matéria gordurosa.

A GNR pede aos automobilistas para se informarem das alternativas junto dos militares que se encontram no terreno para prevenir grandes aglomerados junto destas estradas.

Conselhos para quem pretende seguir viagem podem também ser consultados no endereço www.gnr.pt, sendo certo que deve ser verificado o estado do veículo, dos pneus, usar correntes em zonas de neve e verificados os travões.

Em determinadas zonas, a GNR recomenda que se evite o uso dos travões e se utilize o motor para travar, através de mudanças baixas, sendo igualmente recomendado que se verifique o nível de combustível e o estado dos para-brisas.

Lusa