sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

11 distritos em alerta amarelo até segunda-feira

A Protecção Civil vai accionar o alerta amarelo em 11 distritos , devido ao vento forte, queda de neve e chuva, a partir das 18:00 de hoje e até às 24:00 de segunda-feira.

Os distritos abrangidos pelo alerta amarelo, o segundo de uma escala de quatro níveis, são Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre, refere a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) em comunicado hoje divulgado.

O Instituto de Meteorologia prevê que, nos próximos dias, Portugal Continental seja "atingido por condições meteorológicas adversas, caracterizadas por chuva forte, descida de temperaturas, queda de neve acima dos 600 metros, agitação marítima e ventos por vezes fortes", refere a Protecção Civil.

A ANPC recomenda à população "a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução", nomeadamente garantir a adequada fixação de estruturas soltas e a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil pede ainda que se preste atenção aos cuidados com a utilização de braseiras, lareiras e outros sistemas de aquecimento, assim como na "condução de veículos em zonas afectadas pela neve e gelo".

Lusa