sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Bebé nasceu na ambulância

O parto desencadeou-se de forma muito rápida, apesar de estar previsto para daqui a uns dias, uma vez que as 37 semanas apenas seriam completadas dentro de cinco dias. Todavia, o quarto filho de Carla, residente na Cova-Gala, freguesia de S. Pedro, teve pressa em nascer e resolveu fazê-lo durante a madrugada de ontem.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, o alerta foi dado à 1h50 e imediatamente seguiu para a residência da família uma ambulância, mas o rápido diagnóstico ditou logo que o «parto estava muito avançado», razão pela qual foi de imediato pedido o apoio de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital da Figueira da Foz.

Com a parturiente a bordo, acompanhada por uma médica e por Isabel Silva, dos Voluntários da Figueira, deu-se início à viagem rumo à Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra.

«Faltavam praticamente cinco minutos» para chegar ao destino quando o bebé resolveu vir ao mundo. Seriam 2h55 e o nascimento verificou-se, sem problemas, ao quilómetro 194 do IC-2, imediatamente antes da via de acesso à Pedrulha, mesmo às portas de Coimbra. O parto decorreu de forma normal e pouco depois mãe e filho deram entrada nos serviços da Maternidade Bissaya Barreto.

Isabel Silva, que há três anos está ligada aos Voluntários da Figueira da Foz, teve a sua primeira experiência de um parto a bordo de uma ambulância. «Feliz pela mãe», limita-se a dizer que fez o seu trabalho. «Estamos cá para ajudar», disse ao Diário de Coimbra.

Diário de Coimbra