terça-feira, 1 de julho de 2008

Incêndios

Face mais crítica arranca hoje e mobiliza 9.600 elementos, 2.200 veículos e 56 meios aéreos

Cerca de 9.600 elementos, 2.200 veículos e 56 meios aéreos vão estar disponíveis a partir de hoje na fase Charlie, período considerado o mais crítico de incêndios florestais, segundo a directiva operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

A fase Charlie, que se prolonga até 30 de Setembro, é a que mobiliza mais meios humanos e materiais e conta com 2.373 equipas, num total de 2.266 veículos, 9.642 elementos e 56 meios aéreos.

Os meios aéreos disponíveis incluem 35 helicópteros e 14 aviões, a que se juntam dois aerotanques pesados anfíbios e os novos cinco helibombardeios pesados.

Das 56 aeronaves, nove são meios próprios do Estado, sendo seis helicópteros e três ligeiros, segundo o Ministério da Administração Interna.

A estes meios aéreos há a associar dois helicópteros bombardeiros ligeiros da AFOCELCA, uma associação de empresas do sector papeleiro e de celulose, e brigadas de outros agentes presentes no terreno.

Todo este dispositivo é coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional e Comandos Distritais de Operações de Socorro.

O período crítico de prevenção contra incêndios, durante o qual é proibida a realização de queimadas e fogueiras nos espaços florestais, também arranca hoje e prolonga-se até 15 de Outubro.

Este ano o período crítico, definido anualmente por portaria do Ministério da Agricultura no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, foi alargado em mais 15 dias por se constatar que existem condições propícias para a existência de fogos florestais «para lá de Setembro», segundo fonte do ministério.

Lusa