segunda-feira, 31 de março de 2008

Festa do 86º aniversário da Associação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital festejou ontem o seu 86º aniversário, numa cerimónia que ficou marcada pela bênção de uma nova ambulância, comparticipada em 25 mil euros pela Câmara Municipal e em 25 mil euros pelo benemérito Serafim Marques, e pelas inaugurações da praça Comandante Manuel Serra e do Monumento de Homenagem ao Bombeiro Concelhio.

Após a romagem ao cemitério, seguida de missa, teve lugar o desfile, pelas principais ruas da cidade de Oliveira do Hospital, acompanhado por muitos populares e familiares dos Bombeiros oliveirenses. A sessão solene contou com a atribuição de medalhas de assiduidade e com os habituais discursos. A primeira a usar da palavra foi Maria José Freixinho, presidente da Assembleia-geral da Associação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, falando de “86 anos de dedicação, entrega e serviço pelos outros, numa caminhada com impacto muito forte na comunidade”.

Já Arménio Tavares, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários, mostrou-se preocupado com a subida dos combustíveis, referindo que “a ARS subsidia o preço ao quilómetro do serviço prestado sem qualquer forma de ajustamento”. O Comandante dos Bombeiros, Emídio Camacho, apresentou os números da Associação quanto a 2007, como 1028 saídas de combate a incêndios, 1894 saídas em serviço de emergência e 5358 saídas para transporte de doentes, percorrendo um total de cerca de 563 mil quilómetros.

Emídio falou ainda da angariação de fundos para um autocarro para transporte dos elementos da Fanfarra, cujo valor é de 75 mil euros, já tendo reunido cerca de 35 mil euros, acrescentando que “foi ainda aceite a Equipa de Intervenção Permanente que ficará constituída já a partir do mês de Maio”.

Já o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, António Simões, falou da “responsabilidade do Comandante Emídio Camacho ao ter sucedido um dos mais altos comandantes do distrito de Coimbra e do país”, referindo-se ao Comandante Manuel Gouveia Serra. Mário Alves, por sua vez, aproveitou para lançar um desafio para que “seja feito um livro com a vida e a obra de Manuel Gouveia Serra” acrescentando que “nestas associações as pessoas começam a ser crónicas no bom sentido”.

O presidente da Câmara Municipal, falando da Equipa de Intervenção Permanente, aproveitou para deixar uma mensagem ao Governador Civil, para que no próximo ano, “este projecto possa ser alargado para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira”.

Por fim, o Governador Civil de Coimbra, Henrique Fernandes, falou da “importância de cada cidadão estar informado sobre os riscos característicos de Oliveira do Hospital”, acrescentando que “o bombeiro já não acciona apenas as bombas de água, como contribui para a manutenção da saúde dos cidadãos”. Como habitual as comemorações encerraram com um almoço convívio com todos os convidados e Bombeiros, nesta festa dos 86 anos de existência dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

Rádio Boa Nova

1 Comments:

At 5:40 da tarde, Blogger Unknown said...

tou a ver que ja a novos carros e ambulancias
e a fanfarra tambem
espero tar ai em breve
tudo isso deixa saudades

happy aniversary

 

Enviar um comentário

<< Home