segunda-feira, 31 de março de 2008

Bombeiros e Comandante Serra perpetuados em monumento

Presidente da direcção dos bombeiros apelou ao Governo para baixar imposto nos combustíveis para as corporações de todo o país. A obra do escultor Luís Queimadela de homenagem da Câmara de Oliveira do Hospital aos bombeiros e comandante Manuel Serra, falecido há quatro anos, foi ontem inaugurada, durante as comemorações do 86.º aniversário dos soldados da paz oliveirenses.

Nos discursos do aniversário o presidente da direcção dos bombeiros de Oliveira do Hospital revelou que no último ano a instituição passou a dispor de uma nova ambulância paga pelo benemérito Serafim Marques e câmara municipal. Foram ainda adquiridos 140 armários individuais para albergar os equipamentos dos elementos daquela corporação.

Arménio Tavares revelou que está em curso uma campanha de angariação de fundos para a compra de um autocarro para a fanfarra dos bombeiros que foi criada há dois anos e já tem 62 elementos. O dirigente disse ainda estar “muito preocupado” com a crescente subida dos combustíveis e apelou para que o Governo “como aconteceu recentemente com privados” baixe o imposto para os bombeiros.

Por seu lado, o comandante Emídio Camacho revelou que durante o ano de 2007 a corporação oliveirense realizou 1028 saídas para combate a fogos, efectuou mais de cinco mil transportes de doentes, tendo os veículos percorrido mais de 533 mil quilómetros.

Adiantou que foi criada uma equipa de intervenção permanente com cinco homens que estará totalmente operacional a partir do próximo mês de Maio, apelando depois ao apoio para a compra de mais 50 equipamentos de protecção individual. Já o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital começou por saudar o comendador Serafim Marques, considerando que este “é um bombeiro sem farda e é o maior benemérito do concelho”.

Sobre o monumento ao bombeiro Mário Alves disse que a autarquia avançou para a obra num “acto de cumprimento daquilo que deve ser a história”. “Os homens passam, mas as instituições ficam”, lembrou. Deixou ainda claro que apesar de a obra se encontrar numa rotunda na cidade oliveirense é uma homenagem a todos os bombeiros do concelho - os de Oliveira e de Lagares da Beira - e “também a todos os soldados da paz de Portugal”.

Frisando que o município quis igualmente “contribuir para que a memória daquele que foi um ícone dos bombeiros de Oliveira do Hospital (Manuel Serra), não desaparecesse”.
Pediu ainda, através do governador civil, para que seja em breve também apoiada a criação de uma equipa de intervenção permanente na corporação de Lagares da Beira.

O governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, colocou a tónica do seu discurso na necessidade de toda a comunidade ter um papel de “auto-protecção” e que este não deve ser apenas um papel dos bombeiros. Recordando depois as reformas efectuadas pelo Governo de Sócrates no sistema nacional de protecção civil que vem permitir “uma maior eficiência no terreno”.

Diário As Beiras