segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Acidente com autocarro que transportava crianças em Cinfães

Sangue-frio do condutor evita tragédia

Um autocarro que transportava cerca de duas dezenas de crianças quase caiu numa encosta, no lugar de Cortegaça, concelho de Cinfães. Graças ao sangue frio do condutor. registaram-se apenas ferimentos ligeiros. O autocarro estava ao serviço da Câmara Municipal e há muito que os pais alertavam a autarquia para as más condições do veículo.

O autocarro pertence à empresa Almeida e Filhos e fazia diariamente o transporte de crianças e jovens para as escolas do concelho de Cinfães, um serviço contratado pela Câmara Municipal.

Esta manhã, depois de recolher algumas crianças em Cortegaça, freguesia de Fornelos, o condutor não conseguiu subir a estrada acentuada que tinha pela frente. Tentou três vezes até que ligou para a empresa, de onde lhe disseram para insistir.

O veículo acabou por arrancar, mas foi-se abaixo pouco tempo depois. O motorista tentou travar. O travão de pé não respondeu e o de mão também não conseguiu fazer com que o autocarro parasse. Começou a descer e, para evitar o pior, o motorista apontou a traseira do veículo à paragem.

As crianças foram socorridas por quem assistiu ao acidente. No autocarro estariam 18 crianças, algumas foram transportadas ao Centro de Saúde pelos pais, apenas com ferimentos ligeiros

O motorista é experiente, mas há muito que os pais alertam a Câmara Municipal para o facto das crianças serem transportadas sem as mínimas condições: muitas viajam de pé, o autocarro não tem os já obrigatórios cintos de segurança.

O autocarro é utilizado por crianças do 5º ao 9º anos e jovens do 10º ao 12º anos.

SIC