segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Bebé nasceu a bordo de ambulância de Condeixa

Uma bebé nasceu a bordo de uma ambulância dos Bombeiros de Condeixa ontem de madrugada. A família da Pampilhosa da Serra seguiu depois para a Maternidade Bissaya Barreto, onde mãe e filha se encontram bem

«Podias ter esperado mais um bocadinho». Estas foram as primeiras palavras do pai para a pequena Diana, que nasceu às 4h00 da madrugada, em plena ambulância dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, na Estrada Nacional 1, à entrada de Coimbra.

Segundo informações dos bombeiros, a senhora grávida e o marido, já pais de dois jovens de 14 e 17 anos, saíram da Pampilhosa da Serra de madrugada, mas com a ideia de que o parto ainda «estava atrasado». A escolha do IC-3 para a viagem não foi por acaso. É que na última consulta em Coimbra a parturiente havia sentido dificuldades pelo mau estado da estrada que normalmente é utilizada para chegar à capital de distrito.

O alerta foi dado aos Bombeiros de Condeixa às 3h19. Quando chegaram ao local, os três elementos da corporação aperceberam-se que «a senhora já tinha muitas dores e contracções de minuto a minuto», conta Ana Rodrigues, bombeira há três anos.

Seguiram viagem, mas quando entraram na Estrada Nacional 1 pediram auxílio à viatura médica do INEM. Daí até a Diana nascer passaram uns escassos minutos. À entrada de Coimbra, o médico decidiu mandar parar a ambulância e fazer o parto ali mesmo, já que a bebé “não quis” esperar que chegassem à Maternidade Bissaya Barreto, para onde depois foram transportadas mãe e filha.

«A senhora ficou aliviadíssima», recorda Ana Rodrigues, que viveu uma das aventuras mais impressionantes na sua curta carreira ao serviço da corporação. «Fiquei bastante encantada», confessa.

E por ironia do destino, o colega Rui Nunes, com muitos mais anos de bombeiro, dissera nessa noite, em jeito de brincadeira, que já «só lhe faltava fazer um parto».

O Diário de Coimbra tentou apurar com quantos quilos teria nascido a “apressada” Diana, mas sem sucesso. Ana Rodrigues diz que a bebé «é pequenina», mas está bem de saúde, uma informação confirmada pela Maternidade Bissaya Barreto.

Diário de Coimbra