quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Temporal afecta Oliveira do Hospital

O temporal desta noite e madrugada causou estragos um pouco por toda a região Centro. No nosso concelho as zonas mais afectadas são as das margens do Rio Alva, nomeadamente em Avô, em que a Ilha do Picoto está submersa, causando elevados prejuízos financeiros naquela zona recentemente recuperada para zona de veraneio. As estradas apresentam aqui e ali bastantes lixos arrancados às árvores e algumas barreiras de suporte de terras cederam, nomeadamente entre Aldeia das Dez e Ponte das 3 Entradas.

Alguns serviços vão ser afectados, como no caso do Hospital da FAAD em que alguns médicos, oriundos de Coimbra, não conseguiram sair de suas casas, estando para já cancelados os exames de Ecografia. As ligações a esta Região não estão cortadas, apesar do IP3 apresentar taludes que cederam.

Em Coimbra as ligações a partir de Souselas até Coimbra estão cortadas, obrigando à entrada na A1 e depois sair em direcção à zona do Hospital dos Covões.



Em Santo António do Alva, nomeadamente a Associação local parcialmente submersa.

Emidio Camacho, Comandante dos BVOH, em directo na Boa Nova, afirma não haver vitimas a registar, apesar de ter havido uma subida acentuada do leito do Rio, com o registo de quedas de árvores, inundações em cafés e casas particulares (assim como na Escola Secundária da cidade), estragos em culturas e morte de animais. O leito dos Rios Alva e Alvoco, em alguns locais, galgaram cerca de 50 metros para cada margem.

Regista-se que não chove há já cerca de 4 horas, pela que se espera que as águas baixem para então se inventariar prejuízos e proceder a limpezas com a colaboração dos Bombeiros e dos serviços de protecção civil do Município.

Em Alvôco das Várzeas, a destruição é muito elevada da zona da praia, zona do ringue, um cenário indescritível. Fotos em breve nesta página.

O Presidente da Câmara Municipal encontra-se neste momento no local com autarcas desta zona a verificar os estragos.

Rádio Boa Nova