quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Mau tempo faz estragos

O mau tempo desta noite atingiu sobretudo os distritos de Santarém e de Coimbra. No distrito de Santarém, um "mini-tornado" atingiu seis concelhos do norte do distrito. O vento muito forte, que se fez sentir entre as 10h30 e as 11h00, derrubou árvores e danificou telhados.

Em Almajões, Pernes, cinco pavilhões ficaram parcialmente sem telhado e apresentam danos nos portões. Em Vila Nova da Barquinha, uma grua caiu sobre uma casa.

Além disso, os bombeiros foram chamados para acudir a vários danos causados pelo vento forte em Tomar (Roda), Abrantes (Martinchel e Aldeia do Mato), Entroncamento e Sardoal (Venda e Tojeira).

A estação do Instituto de Meteorologia registou ventos com rajadas de 70 quilómetros por hora, situação considerada normal, nesta época do ano.Mas pode ter ocorrido um fenómeno localizado, devido a uma situação de instabilidade com vento forte e chuva.

"Suspeitamos que não se trata de um mas sim de três mini-tornados", divididos por três zonas diferenciadas do norte do distrito, explicou Joaquim Chambel, comandante Distrital de Operações de Socorro.

Nas zonas altas está em vigor o alerta laranja devido ao vento muito forte que pode atingir rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora.


Mau tempo em Porto de Mós

Durante a noite, os fortes ventos que se fizeram sentir no concelho de Porto de Mós arrancaram centenas de árvores, telhados em dezenas de habitações e destruíram duas casas, disse o presidente da autarquia, João Salgueiro.

Pelo menos duas pessoas ficaram desalojadas devido à destruição das casas.

No local estão equipas de limpeza da autarquia, a desobstruir vias e reparar alguns telhados, estando também elementos da EDP que procedem a reparações na rede eléctrica, que ficou afectada.

Agência Lusa