quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Mau Tempo: Rescaldo da situação de Norte a Sul

Portugal Continental foi assolado durante toda a noite por chuvas e ventos, mas Pombal foi das cidades mais afectadas. Troços das Linhas ferroviárias do Norte e do Algarve estão suspensos.

A circulação da linha ferroviária do Norte está hoje suspensa entre Souselas e Coimbra B devido ao alagamento da via, enquanto a linha ferroviária do Algarve está parada entre Tunes e Faro, disse Rui Reis, porta-voz da Refer.

Os distritos de Leiria e Santarém, especialmente nos concelhos de Ourém, Pombal e Porto de Mós, e os concelhos de Coimbra, Condeixa, Souselas e Montemor, foram os mais afectados pelo mau tempo.

"Um autêntico caos". "Uma situação dramática" - é assim que os bombeiros de Pombal descrevem o estado da cidade.

Uma tromba de água apanhou de surpresa a população que não conseguiu evitar os estragos. Uma mulher, de 80 anos, acabou por morrer, depois de ver a sua habitação inundada.

O comandante José Costa, dos Bombeiros Voluntários de Pombal, garante que é nesta altura ainda impossível saber o real estado da cidade, já que as aguas ainda não desceram, mas o que se vê é muito mau garante.

Parte da cidade está sem luz, há calçadas levantadas, supermercados danificados e muitas habitações inundadas.

Uma mulher ficou hoje ferida com gravidade na sequência de uma explosão numa viatura que se encontrava numa garagem na zona de Fátima, disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Um aluimento de terras na Estrada Nacional 220, em Moncorvo, e inundações em garagens foram as principais ocorrências motivadas pelo mau tempo ao longo da noite nos distritos de Porto, Bragança, Braga, Viana do Castelo e Vila Real.

A queda de mais de uma centena de árvores ocupou durante toda a noite os bombeiros dos distritos a Sul do Tejo, onde o vento soprou com intensidade, disseram fontes dos Centros Distritais Operacionais de Socorro (CDOS).

Rádio Renascença