quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Plano de cheias activado em Santarém

O plano distrital de cheias de Santarém foi activado esta manhã depois de uma das barragens do rio Tejo ter atingido a capacidade máxima devido ao mau tempo desta madrugada. Em Fátima, uma mulher ficou gravemente ferida na sequência de uma explosão numa viatura estacionada numa garagem.

A barragem da Barcana começou a descarregar cerca das 07h30 para o rio Tejo, mas o caudal a jusante tem, para já, capacidade para receber esse volume de água sem causar prejuízos às populações, disse Luís Ferreira, do gabinete do Governo Civil de Santarém.

No entanto, a barragem da Matrena, no rio Nabão atingiu também o seu limite e deverá começar a despejar água a partir das 09h00 causando um aumento de caudal do Tejo na zona de Almourol.

"Apesar destes problemas, está tudo controlado, porque o Tejo tem capacidade para estas descargas", garantiu Luís Ferreira, salientando que a melhoria do tempo ao início da tarde deverá diminuir o risco existente.


Explosão de viatura faz ferido grave em Fátima

O mau tempo provocou também uma explosão de um veículo numa garagem em Fátima. Na origem do incidente, registado ao fim da madrugada, terá estado a acumulação de gases de combustível.

Nas últimas horas, a cidade de Fátima foi afectada por chuva e vento fortes, que provocaram inundações de caves, quedas de muros e deslizamentos de terras e entulhos para as estradas.

Segundo a PSP, a situação está mais calma, já não chove, mas ainda se sente algum vento.

Entretanto, no distrito de Santarém, além de Fátima, os bombeiros foram chamados a acorrer a situações provocadas pelo mau tempo em Ourém e Minde.


Inundações em Porto de Mós obrigam à evacuação de cinco pessoas

Cinco pessoas tiveram de ser evacuadas na madrugada de hoje no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria, devido a inundações nas suas residências, informou o presidente da Câmara Municipal local.

O presidente da Câmara, João Salgado, acrescentou que "houve vários desabamentos de terras", esclarecendo que as evacuações de pessoas ocorreram na zona da Ribeira de Cima.

Segundo João Salgueiro, as fortes chuvas que se fizeram sentir durante a madrugada provocaram "grandes inundações em casas, na rede viária e em campos agrícolas".

O caudal do Rio Lena na zona de Porto de Mós subiu esta madrugada cerca de três metros, transbordando das margens.

Segundo o autarca, "os prejuízos são elevadíssimos, principalmente ao nível da rede viária", estando no terreno diversas equipas da autarquia a proceder a trabalhos de desobstrução e limpeza.

Agência Lusa