segunda-feira, 14 de agosto de 2006

António Costa reconhece falhas na prevenção


O ministro da Administração Interna, António Costa, admitiu, este domingo ao fim da tarde, que houve falhas na prevenção dos incêndios em Portugal. De acordo com o ministro, o elevado número de alertas de incêndio registados na última semana demonstra que «a prevenção não produziu os efeitos desejados».

António Costa alerta ainda para o estado da floresta em Portugal. «A floresta não está como devia estar. Há muita degradação e combustível acumulado», diz o ministro.

Considerações feitas no final de uma reunião com responsáveis do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), quando questionado sobre as causas para a última semana ter sido aquela em que se verificaram mais ignições nos últimos cinco anos.

O ministro elogia a boa capacidade de resposta no combate aos fogos e elogia o «esforço extraordinário» das equipas. Ao longo destes últimos dias, mobilizaram-se 65 mil homens, cerca de 16 mil viaturas e 68 pelotões das Forças Armadas. Realizaram-se mais de 1100 horas de voo e mais de 9500 acções de patrulhamento. António Costa lembra ainda as 23 detenções feitas por suspeitas de fogo posto, que resultaram em cinco prisões preventivas.

TVI