segunda-feira, 14 de agosto de 2006

O Estado sempre foi um mau exemplo

Numa altura em que permanecem três fogos por circunscrever em Portugal continental, continuam a surgir críticas ao "mau exemplo" dado pelo Governo no que diz respeito à limpeza dos terrenos.

Enquanto isso, já se encontra circunscrito o incêndio em Sever do Vouga, distrito de Aveiro. Este fogo está activo desde sexta-feira passada. No local, permanecem ainda 133 bombeiros e cerca de meia centena de viaturas. A situação mais preocupante continua a ser Arco de Valdevez. O incêndio já lavra neste concelho há seis dias e, neste momento, continuam a combater as chamas 138 bombeiros, apoiados por 26 viaturas. Em Oliveira de Frades, distrito de Viseu, os bombeiros esperam ter a situação resolvida nas próximas horas, como relata o comandante distrital.
De acordo com César Fonseca, os bombeiros continuam a tentar apagar a única frente activa. "É uma situação que pensamos controlar nas próximas horas, mas não há qualquer problema" a assinalar. Há ainda incêndios activos no Parque Natural da Peneda Gerês, no concelho de Ponte de Barca, e em Marco de Canavezes, no distrito do Porto.
O presidente da Associação de Bombeiros Profissionais junta-se às críticas sobre o mau exemplo dado pelo Governo, no que diz respeito à limpeza e cuidado dos terrenos estatais.
De acordo com Fernando Curto, "o Estado sempre foi um mau exemplo. Se, por um lado, obriga os privados a fazer um trabalho de prevenção rigoroso", por outro, "ele, que ainda é um grande proprietário de zonas arborizadas", não cumpre as medidas de precaução.

Rádio Renascença