quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Incêndio em Trancoso: aldeia de Terrenho teve de ser evacuada após agravamento das chamas esta tarde

 Até às 20:00 horas desta terça-feira, havia três grandes incêndios ativos em Portugal — em Trancoso, Vila Real e Tabuaço. Em conjunto, mobilizavam mais de mil e trezentos operacionais e cerca de uma dezena de meios aéreos. A situação mais grave regista-se em Trancoso, onde alguns moradores foram obrigados a abandonar as suas casas.

Alguns moradores ainda resistiam. Eram momentos de angústiaapreensãoincertezaresiliência também. Os moradores prometiam fazer músculo ao fogo que estava a caminho da aldeia de TerrenhoAnimais e casas na linha do fogo.

Joaquim, vive da castanha, é produtor, o fogo ameaçava as plantações. Na aldeia vizinha, a de Mendo Gordo, o telefone não parava. Tudo o que Joaquim construiu ameaçava ruir.

Aqui vivem 30 pessoasunidas como nunca. O incêndio esteve quase dominado à hora de almoço, mas o vento mudou e as preocupações aumentaram, mas as mulheres mostraram fibra.

Já arderam oito mil hectares, como se pode ver neste mapa. Chegaram a ser mais de 700 bombeirosduas centenas de viaturas, mas a principal ajuda chegava lá de cima: um dos Canadair cedidos por Marrocos entrava em ação. Fazia descargas de três em três minutos, seis mil litros de água de cada vez.

Dia difícil em Trancoso, mais um, sem hora para acabar.

In SIC Noticias