segunda-feira, 11 de agosto de 2025

"Há qualquer coisa no planeamento que não está a correr bem"

                             

À CNN Portugal, o vice-presidente da AsproCivil (Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil), Jorge Silva, realçou que "há qualquer coisa no planeamento que não está a correr muito bem", uma vez que não há nenhum incêndio com mais de 700 bombeiros no teatro de operações, apesar de "a Liga dos Bombeiros dizer que consegue ter disponibilidade de quase 20 mil bombeiros" na época de incêndios.

Recorde-se que Portugal está em situação de alerta devido ao agravamento das previsões meteorológicas, que apontam para uma subida das temperaturas esta segunda-feira e um risco significativo de incêndio rural. Só a partir de dia 13 se prevê a descida das temperaturas.

Durante este período é proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como a realização de queimas e queimadas, ficando igualmente suspensas as autorizações emitidas para esse período.

A situação de alerta implica também proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e rurais com o recurso a maquinaria e o uso de fogo-de-artifício e outros artefactos pirotécnicos. Neste caso, também as autorizações já emitidas ficam suspensas.

In Última Hora