quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Cheias no Rio Lima deixam duas viaturas submersas

 A circulação rodoviária nas pontes de Estorãos e de Santa Marinha, em Ponte de Lima, encontra-se cortada ao trânsito devido à subida das águas dos rios Estorãos e Labruja, disse hoje o comandante dos bombeiros voluntários. A “subida rápida” do rio Lima, em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, submergiu duas viaturas estacionadas na zona do areal.            

Segundo o comandante dos bombeiros voluntários de Ponte de Lima, Carlos Lima, a circulação rodoviária está cortada na ponte de Estorãos, inundada pelas águas do rio Estorãos, e o mesmo acontece na ponte de Santa Marinha, em Arcozelo, alagada pelo rio Labruja.

O comandante referiu também que a “subida rápida” do rio Lima, em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, submergiu duas viaturas estacionadas na zona do areal, sendo que, pelas 9:20, os bombeiros ainda não as tinham conseguido retirar.

O responsável disse ter sido solicitada à proteção civil a intervenção de uma grua.

Carlos Lima manifestou-se preocupado com a subida rápida do rio Lima e com o aproximar da praia-mar, prevista para as 13:00.

“Continua a chover. O rio está a subir cerca de 10 a 20 centímetros em meia hora”, explicou.

O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este aviso vermelho para Viana do Castelo começou às 05:00 e terminou às 09:00.

Os distritos de Braga e Vila Real vão estar sob aviso laranja por causa da chuva até às 09:00 de hoje enquanto Viseu, Guarda, Aveiro e Coimbra até às 15:00.

Também por causa da chuva, o IPMA colocou os distritos do Porto, Leiria e Castelo Branco em aviso amarelo até às 15:00 de hoje.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Beja até às 12:00 de hoje por causa do vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 75 quilómetros por hora.

In Sapo24