quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Quase mil ocorrências em 12 horas. Pico da tempestade previsto para entre meio da manhã e meio da tarde

 Todos os distritos do continente estão desde as 06:00 desta quinta-feira sob aviso laranja devido à chuva, vento e agitação marítima, e segundo o site da proteção civil foram registadas cerca de 20 ocorrências durante a noite.

De acordo com o comandante da Proteção Civil, André Fernandes, desde as 20:00 desta quarta-feira já foram registadas 955 ocorrência, a maioria nas áreas metropolitanas de Porto e Lisboa e referentes a quedas de árvores e estruturas. O responsável admite que as quedas de árvores e estruturas como andaimes são mesmo as principais preocupações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

André Fernandes sublinhou em conferência de imprensa que o pico da tempestade está previsto para entre meio da manhã e meio da tarde, o que poderá motivar algum galgamento de águas em zonas sensíveis do litoral.

Na mesma conferência de imprensa, a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, apelou à população para seguir as recomendações das autoridades, nomeadamente a adoção de uma condução defensiva, a limpeza de águas pluviais e a restrição de deslocações e atividades na orla costeira.

Num balanço feito na quarta-feira à noite, a ANEPC indicou que haviam sido contabilizadas, até às 22:30, 669 situações causadas pelo mau tempo, com a sub-região da Área Metropolitana do Porto a concentrar o maior número de casos. Na cidade do Porto uma família de cinco pessoas teve de ser realojada.

Também no distrito do Porto, de acordo com publicações nas redes sociais, o concelho de Matosinhos foi afetado pela chuva forte, com inundações em habitações e via pública, e a queda de parte do teto na zona de restauração no centro comercial Mar Shopping.

Vila do Conde, Valongo, Paredes, Maia e Amarante também registaram ocorrências por inundações.

A cidade de Braga também registou ocorrências por inundações na via pública, com registos das redes sociais do rio Este a galgar as margens em diversos pontos.

No distrito de Braga, em Guimarães surgiram imagens da estação de camionagem alagada, enquanto a freguesia de São Torcato alertou na rede social Facebook que a via de acesso esquerdo da colina verde encontrava-se condicionada após “o muro de suporte da via” ter ruído, “levando parte da via”.

Em Famalicão também foram relatadas inundações na via pública e os bombeiros locais pediram à população através do Facebook para contactar a corporação apenas “em caso de extrema necessidade”, depois de ter recebido “chamadas de pedidos de informações” que podiam “impedir um socorro eficaz a quem verdadeiramente necessita”.

Em São João da Madeira, no distrito de Aveiro, foram divulgadas nas redes sociais imagens de uma derrocada de um muro no campo de futebol da Sanjoanense, além de vias inundadas, tal como em Ovar.

Já esta manhã, a ANEPC havia registado 99 ocorrências entre as 00:00 e as 07:30 relacionadas com o mau tempo, a maioria na Área Metropolitana do Porto, que não causaram vítimas nem danos avultados.

“Entre as 00:00 e as 07:30 tivemos 99 ocorrências, maioritariamente no Norte e Centro e Litoral, com maior ênfase com 28 ocorrências na Área Metropolitana do Porto. Estiveram envolvidos no total das ocorrências 328 operacionais”, disse o comandante José Miranda à Lusa.

Todos os distritos de Portugal continental estão desde as 06:00 desta quinta-feira sob aviso laranja devido à chuva, vento e agitação marítima fortes.

O IPMA prevê para esta quinta-feira, com a passagem da depressão ALINE, vento de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora (km/h), em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões.

O IPMA indica que localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores aos 110 km/h, bem como fenómenos extremos de vento.

Quanto à chuva, o IPMA refere em comunicado que começou na quarta-feira nas regiões do Norte e Centro, estendendo-se ao restante território a partir da madrugada desta quinta-feira, aumentando de frequência e intensidade a partir da manhã.

De acordo com o IPMA, a agitação marítima irá aumentar, esperando-se para a costa ocidental, ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, aumentando para 5 a 7 metros de altura, podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo ao longo do dia de sexta-feira.

Na costa sul do Algarve as ondas serão de sudoeste, aumentando para 4 a 4,5 metros durante a tarde.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomendou na quarta-feira aos cidadãos que evitem deslocações desnecessárias na quinta-feira devido à previsão de chuva e vento forte, consequência da passagem da depressão Aline pelo continente.

In ExecutiveDigest.pt