quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Ministra da Administração Interna demite-se

A informação é avançada numa nota do gabinete do primeiro-ministro.
Constança Urbano de Sousa apresentou a demissão ao primeiro-ministro.

"A ministra da Administração Interna apresentou-me formalmente o seu pedido de demissão em termos que não posso recusar", pode ler-se na nota assinada por António Costa.

A responsável do Governo pela Protecção Civil não resistiu, assim, a toda a problemática em torno dos incêndios. Ao longo dos últimos meses, e sobretudo depois de Pedrógão Grande, Constança Urbano de Sousa tem sido pressionada a abandonar o cargo, mas só agora o fez.

Na carta de demissão, diz a António Costa que "tem de aceitar" o seu pedido, "até para preservar a minha dignidade pessoal".

A queda da ministra acontece depois da declaração do Presidente ao país.

Numa mensagem dirigida ao país, na noite de terça-feira, o Presidente da República admitiu que os mais de 100 mortos causados pela vaga de incêndios de Junho (Pedrógão Grande) e do último fim-de-semana são "um peso enorme” na consciência e no seu mandato presidencial.

O Presidente salientou ainda que a moção de censura apresentada pelo CDS implica uma clarificação por parte do Parlamento e pediu um “novo ciclo”, avisando que é preciso identificar o quê e quem melhor serve esse ciclo.


Antes, a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, anunciou antes a apresentação de uma moção de censura ao Governo, pelo que disse ser a falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger as pessoas".

In Rádio Renascença