terça-feira, 17 de outubro de 2017

Encontrados seis dos sete desaparecidos

Seis dos sete desaparecidos nos incêndios que deflagraram no domingo na região centro do país foram encontrados com vida, disse hoje à Lusa a adjunta nacional de operações da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.
Seis pessoas dadas como desaparecidas desde os incêndios de domingo no Norte e no Centro do país já foram localizadas sem qualquer ferimento, avançou a SIC Notícias.

Segundo adjunta nacional de operações da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, todos os seis desaparecidos encontrados são do distrito de Viseu, faltando encontrar uma pessoa no distrito de Coimbra.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou na segunda-feira que estavam desaparecidas sete pessoas, uma na Figueira da Foz, uma na Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra), duas em Nelas, duas em Santa Comba Dão e uma em Mortágua (distrito de Viseu).

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 37 mortos e 71 feridos, entre eles 16 em estado grave, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) anunciou que vai manter o alerta vermelho devido aos incêndios em todos os distritos até às 20:00 de hoje.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

In Sapo24