sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Incêndios mobilizam 1234 operacionais. Nível ‘laranja’ mantém-se

Incêndio em Mação concentra o maior número de operacionais: 778, com o apoio de 228 viaturas e oito meios aéreos.
Os quatro incêndios com particular relevo que lavravam hoje ao final da tarde mobilizavam um total de 1.234 operacionais, apoiados por 371 veículos e 18 meios aéreos, informou a Proteção Civil.
Há atualmente 11 ocorrências em curso, assumindo “especial relevância” os incêndios em Mação (Santarém), Gavião (Portalegre), Vieira do Minho (Braga) e Gouveia (Guarda), segundo a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, no último ponto da situação.
O incêndio em Mação concentra o maior número de operacionais: 778, com o apoio de 228 viaturas e oito meios aéreos.
Para o fim-de-semana, prevê-se um aumento das temperaturas e do bento seco, mantendo-se o nível de alerta ‘laranja’ para todo o país.
O Governo decretou hoje o estado de calamidade pública, com efeitos a partir das 14 horas, salientando a importância de “conseguir minorar o risco crescente daqui até à próxima segunda-feira”. António Costa indicou que tanto as Forças Armadas como a Guarda Nacional Republicana (GNR) aumentarão o efetivo de combate aos incêndios em Portugal, sendo que o número de forças de segurança da GNR  vai ter mais 150 equipas ao longo destes próximos dias.
Quanto ao Ministério da Administração Interna, disponibilizará meios móveis adaptados aos terrenos. O reforço de meios, como os aéreos, vai permitir a deteção precoce de incêndios de mão criminosa e “permitir aos operacionais uma atuação mais pronta na criminalidade”, segundo o líder do Executivo.
António Costa declarou que, face ao estado de calamidade pública, foram imediatamente acionados os planos de emergência de âmbito distrital e municipal de todos os concelhos abrangidos (155) e proibida a utilização de pirotecnia, nomeadamente, de fogo de artifício.
In Jornal Económico