sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Incêndios: Fundão pede estado de calamidade pública

O município do Fundão solicitou ao Governo que fosse decretado o estado de calamidade pública após o incêndio que atingiu aquela zona no “sentido de serem assegurados os meios e os recursos financeiros ao concelho”.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia diz ainda que, “face à dimensão do perímetro ardido e às condições meteorológicas que se vão registar nos próximos dias, a Comissão Municipal de Proteção Civil determinou a manutenção da Emergência Municipal”.
O Governo anunciou na quinta-feira que vai declarar estado de calamidade pública face à previsão do agravamento nos próximos dias do risco de incêndio, nos distritos do interior das regiões Centro e Norte e alguns concelhos do distrito de Beja e sotavento algarvio.
O comunicado daquela autarquia do distrito de Castelo Branco realça também que o “município do Fundão, num momento em que o estado do incêndio se encontra em fase de resolução, rescaldo, vigilância e levantamento de prejuízos, vem publicamente prestar a sua solidariedade a todas as vítimas, às famílias e às empresas afetadas pelos enormes prejuízos causados pelo incêndio”.
“A Câmara Municipal vem agradecer o imprescindível trabalho de proximidade e de auxílio levado a cabo pelas Juntas de Freguesia - em particular as mais diretamente afetadas - pelos bombeiros, por toda a estrutura de proteção civil, pelos cidadãos, pelas empresas e pelas centenas de voluntários que se disponibilizaram a ajudar neste período de emergência”.
Também a propósito deste incêndio, o TeatroAgosto, Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre, manifesta a sua solidariedade com toda a região afetada pelo incêndio que consumiu nos últimos dias a Serra da Gardunha.
“Como forma de contribuir para a revitalização deste nosso património natural, a direção do Festival decidiu dedicar a noite de 23 de Agosto a uma ação de recolha de fundos destinados à reflorestação e revitalização da Gardunha. Nessa noite, a bilheteira do TeatroAgosto, deixará a cada um dos espetadores a decisão sobre o valor do seu contributo”.
A receita dessa noite solidária reverterá, mais tarde para iniciativas de reflorestação ou revitalização da Serra da Gardunha, a anunciar oportunamente.
In Sapo24